Nestas linhas apresentamos-lhe os pontos fortes que poderão fazer parte do projeto

Rede de Castros

Debajo de estas líneas te iremos presentando castros que podrían formar parte del proyecto

Red de Castros

Castelo de São Paulo

Alpaiares (Poiares, Freixo de Espada à Cinta - Portugal)

Datos de interes.

Concelho/Freguesia/Lugar: Freixo de Espada à Cinta,  Poiares, Alpaiares

Período: Idade do Ferro, Romano e Idade Média

Conservação

Mais informação:

Povoado fortificado de pequenas dimensões, localizado num cabeço em esporão na confluência da ribeira da Brita com a ribeira do Mosteiro. Tem uma excelente implantação estratégica, controlando um amplo troço da importante ribeira do Mosteiro e a passagem natural que esta faz do Rio Douro para o planalto, vencendo as arribas. A via romana que fazia este trajecto passa encostada ao povoado, com o importante troço conhecido como Calçada de Alpajares. Apresenta também boas condições defensivas naturais, com pendentes elevados por todos os lados menos a Norte, onde fica o colo de acesso. Encontra-se em mau estado de conservação devido à agricultura, e a linha de muralha já é pouco perceptível, embora o talude ainda se mantenha visível do lado Oeste, sobre a calçada. No colo de acesso a Norte, no exterior da muralha, fica a capela de São Paulo e respectiva necrópole. Por todo o povoado são abundantes os materiais de superfície, da Idade do Ferro à Idade Média. Apareceu uma ara votiva dedicada a Júpiter, com a inscrição: I O M / SILI… / …AVI….

Bibliografia:

SILVA, Armando Coelho Ferreira da (1986). A Cultura Castreja no Noroeste de Portugal. Paços de Ferreira: Museu Arqueológico da Citânia de Sanfins e Câmara Municipal de Paços de Ferreira.

MARQUES, José Augusto Teixeira Maia (1995) – Arqueologia no concelho de Freixo de EspadaàCinta. In Actas do 1º Congresso Internacional sobre o Rio Douro. Vila Nova de Gaia: (Gaya, 6) p. 341-359.

MARQUES, José Augusto Teixeira Maia (1991) – Materiais para a arqueologia do concelho de Freixo de Espada à Cinta. In Revista da Faculdade de Letras. Porto. 2ª série:8, p. 393-409

SANTOS JÚNIOR, Joaquim Rodrigues dos (1980) – O Castelo dos Mouros, castro do Monte de S. Paulo e a sua Calçada de Alpajares (Freixo de EspadaàCinta). In Trabalhos de Antropologia e Etnologia. Porto. 23:4, p. 373-391.

LEMOS, Francisco Sande (1993). Povoamento Romano de TrásosMontes Oriental. Braga: Universidade do Minho, 6 Vols.